A crise mundial climática e ambiental

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que vivemos em uma crise mundial climática e ambiental? A crise climática e ambiental devem ser urgentemente tratadas como crise!

Muitos estudiosos e cientistas tentam nos alertar sobre a crise climática e ambiental em que vivemos.

Mas, ainda que a comunidade científica esteja ciente dos perigos da degradação ambiental e do risco de desaparecimento de muitas espécies, incluindo nós, seres humanos, a crise climática e ambiental não é tratada como uma crise mundial gravíssima e sem precedentes.

A comunidade científica não tem em mãos o poder de fazer com que nações inteiras abandonem hábitos consumistas. E este é um dos principais fatores da crise climática e ambiental).

Então, é urgente tomar medidas necessárias para enfrentar adequadamente a crise climática mundial a qual estamos vivendo.

Quem é responsável pela crise mundial climática?

Hoje, estima-se que mais de dois terços do planeta estejam em processo de desertificação. E a outra parte, vem sendo explorada desmedidamente pela ganância que move a roda do capitalismo e consumismo.

Os interesses das corporações são baseados na economia do máximo lucro a qualquer custo. Mesmo que esse custo seja a destruição do meio ambiente e a desigualdade social.

Essas corporações, impõem que façamos do consumismo nosso estilo de vida. Através do incentivo com alto estímulo da publicidade manipulam o comportamento do público criando desejos e necessidades artificiais.

Esse sistema precisa das coisas consumidas e descartadas numa velocidade sempre crescente, e isso se sobrepõe à capacidade natural da Terra de repor seus recursos naturais.

A situação se torna a cada dia mais crítica quando acordamos de manhã e optamos por consumir das máquinas que alimentam as indústrias que degradam o meio ambiente e contribuem para a crise climática e ambiental.

Então, devemos refletir sobre nossas ações e as corporações em que escolhemos apoiar.

O consumo consciente, é um processo sério de autoconhecimento e de busca por novas percepções.

Descobrindo novas maneiras de viver

Para conseguir sobreviver à crise mundial em que nós mesmos criamos, é necessário aprender a pensar de uma nova maneira.

Os recursos do Planeta são finitos, então, é evidente que precisamos de um novo paradigma de vida, baseado em hábitos e valores que nos colocarão no caminho da regeneração.

Nossos hábitos de consumo impactam diretamente a natureza.

Algumas mudanças nas ações diárias podem contribuir de forma significativa para a transformação que precisamos. Porque cada pequena ação individual pode ser transformadora quando somada ao coletivo.

Não devemos esquecer que todos os seres fazem parte da mesma “teia da vida” e sendo assim, a ação de cada um influencia a vida do outro.

Além de novas estruturas sociais e econômicas, o mundo precisa de pessoas dispostas a transformar, e você pode ser uma delas. É muito importante a transição de um estilo de vida consumista para um modo de vida mais simples.

A Permacultura como uma solução possível

A Permacultura oferece diversas soluções para que comecemos a caminhar em direção à regeneração do planeta e à solução da crise climática.

A utilização de uma maneira de pensar baseada nos princípios éticos e de design, podem ser usadas para melhorar todos os esforços realizados no sentido de um futuro sustentável.

O Instituto Pindorama e o Blog Viver Fora do Sistema existem para trazer ferramentas necessárias para que você seja um Agente de Transformação e Multiplicador da Sustentabilidade.

Faça parte de nosso programa VIVER FORA DO SISTEMA.

Descobrir novas maneiras de viver é uma forma de contribuir positivamente para uma transformação efetiva em seu estilo de vida e, consequentemente, para a transformação do mundo.