Tempo de leitura: 3 minutos
Em 2007 herdamos o “Sítio Pindorama”, uma área de 48 hectares localizada há 12km do centro de Nova Friburgo, sítio este que pertencia ao meu avô e que visitava na infância e depois na juventude, com mais frequência para auxiliar meu pai na colheita de flores cultivadas no local. Em 2009 quanto resolvi morar no local, que estava abandonado a quase 30 anos, tudo que havia era muita braquiária, estradas e trilhas fechadas pelo mato e uma casa de pau-a-pique, onde nasceu meu pai, em ruínas. Mas havia um grande ouro ali naquele local: grandes touceiras com mais de 35 anos de dendrocalamus, uma espécie de bambu gigante. Na época, um amigo de meu irmão que estava cursando Agronomia na Rural nos disse que este bambu poderia ser utilizado para construção e para fabricação de laminados, desde que tratado corretamente.
Começamos então a construir uma nova casa sede ao mesmo tempo em que investia parte do tempo e recursos na construção de uma bambuzeria, um galpão e um tanque para tratamento do bambu. Em 2010 já estávamos rodando 4 edições do Curso de Construção com Bambu e um Curso de Design de Interiores e Movelaria com Bambu. Além destas atividades, haviam muitos pés de caqui produtivos no local, que usamos para desidratar e começar a utilizar mais tudo que este espaço nos oferecia.
Desde 2016 o Instituto Pindorama oferece aulas gratuitas durante eventos como “Semana da Permacultura” e “Workshop Viver fora do Sistema”, disponibilizando informações para pessoas que possuem sítios parados ou sub-utilizados e que desejam transformar estes espaços em empreendimentos sustentáveis e autossuficientes.
No vídeo abaixo você poderá aprender os principais pontos que alavancaram o que se tornaria o “Instituto Pindorama”, uma das estações de Permacultura mais conhecidas no Brasil.
Alguns dos pontos citados na aula:
Fórmula do nosso Sucesso
- Curso inovador: Manejo, Tratamento e Construção com Bambu
- Proximidade da capital (160km do Rio de Janeiro)
- Agregar valor ao que tem: frutas processadas
- Marketing agressivo (Google Ads, Facebook só 1 ano depois)
- Voluntariado de alta-rotatividade (boca-a-boca)
- Parceria com Universidades e órgãos locais
- Captação de recursos através de editais de pesquisa e inovação
Lições Aprendidas
- Planejamento adequado reduz perdas
- Cuidado com o endividamento
- “Soluções pequenas e lentas”
- Bioconstruir desde o início
- Gestão de voluntários
- Expansão orgânica
Você tem um sítio parado ou quer trabalhar com empreendimentos sustentáveis?
Insira o seu endereço de email abaixo para se inscrever gratuitamente no 3º Workshop Viver Fora do Sistema.
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
O Workshop Viver fora do Sistema é uma oportunidade para empreendedores que desejem fazer a transição para uma vida menos dependente do sistema, aplicando modelos de negócios em terrenos ou sítios em áreas rurais ou urbanas. Durante esta grande chamada, o Instituto Pindorama faz a seleção de novas estações sementes, que são empreendimentos que passam a representar o Instituto em uma cidade. O objetivo do Programa Viver fora do Sistema é capacitar multiplicadores ou gestores de empreendimentos sustentáveis que possam promover a permacultura em todas as suas áreas de atuação, principalmente na produção de alimentos orgânicos, arquitetura de baixo impacto ambiental e educação ecológica. Inscreva-se na caixa acima para receber um convite para a próxima edição gratuita do Workshop.