Ecovilas não são a Disneylândia dos Hippies muito menos um Zoológico

Tempo de leitura: 4 minutos

“Ecovila é um assentamento de escala humana, multifuncional, no qual as atividades humanas são integradas sem danificação ao mundo natural, de forma a apoiar o desenvolvimento humano saudável, podendo continuar no futuro indefinido.” Robert Gilman

“Ecovilas”, segundo o GEN (Global Ecovillages Network), “são assentamentos humanos, rurais ou urbanos, no Norte ou no Sul, que buscam a criação de modelos de vida sustentável. Elas surgem de acordo com as características de suas próprias bio-regiões e englobam tipicamente quatro dimensões: a social, a ecológica, a cultural e a espiritual, combinadas numa abordagem que estimula o desenvolvimento comunitário e pessoal.”

Nossa equipe já visitou diversas ecovilas e comunidades intencionais no Brasil e fora: Califórnia, Índia, Reino Unido, Dinamarca, Israel… quando se planeja visitar uma ecovila, geralmente se gera muitas expectativas sobre o local e as pessoas que nele residem. E com expectativas altas, vem a frustração.

Ecovila Findhorn

Não sei muito bem o que as pessoas esperam ao visitar uma Ecovila. Outro dia recebemos um grupo de alunas para um curso de tecelagem, na ocasião eu não estava presente no Instituto. Após o curso, a equipe de cozinha e alguns voluntários vieram me trazer o feedback de que as alunas não conseguiram “ver a permacultura” no lugar. Não que elas estivessem numa casa em que todas as lâmpadas da casa foram feitas no local e alimentadas por energia solar, com a água aquecida pelo sol, com as águas cinzas direcionadas para uma sequência de círculo de bananeiras e as águas negras para um biodigestor, com uma zona 1 e zona 2 bem trabalhadas com mais de 10 espécies de frutíferas intercaladas com feijão, milho, mandioca, batata doce e inhame. A permacultura é a ciência de óbvio e neste ponto não sei que fantasia as pessoas criam na cabeça quando ouvem este nome pela primeira vez.

Indo aos EUA pela primeira vez, direto para uma Ecovila que existe desde a década de 70 em Escondido, CA , puder estar na posição de alguém que vai até um lugar com uma imagem mais ou menos pronta na cabeça. Porém como tento me basear num ensinamento de não criar expectativas com as situações e pessoas, pude curtir muito cada momento que pude estar ali servindo como voluntário, ao longo de 4 meses. Aprendi muito com os acertos e coisas que poderiam melhorar, pelo meu ponto de vista de alguém que vem de fora.

O cotidiano das Ecovilas pode variar bastante de acordo com sua fundamentação filosófica. A rotina diária pode incluir complexos rituais ou simplesmente ser mais ou menos como a vida em um condomínio em que amigos compartilham recursos. Acho que a maioria das pessoas gera uma expectativa mais próxima deste primeiro cenário. Esperam que existam rodas de consenso para cada decisão, que cada refeição seja feita com 100% de ingredientes do local e com lindas orações, que as pessoas estejam todas super-disponíveis para ficar horas conversando e tirando dúvidas. Algumas vezes é bem frustrante para ambos os lados, tanto do residente quanto do visitante ou voluntário. O residente que as vezes se sente como que numa espécie de zoológico ou parque para visitantes, deve estar sempre sorrindo, de bom-humor e pronto para responder qualquer dúvida técnica, do funcionamento do sistema de eco-saneamento aos complexos sistemas elétricos de geração de energia, e para o visitante que talvez não tenha todas as suas expectativas atendidas num breve encontro de poucos dias.

Ecovila em Ithaca

É compreensível o encantamento que surge com qualquer proposta diferente da que é o padrão da sociedade: residir em um apartamento, perder 12 horas do dia trabalhando para uma empresa e se deslocando até o local de trabalho e se afundando em seriados do Netflix, comida gordurosa, álcool ou qualquer coisa que possa entorpecer e nos fazer fugir um pouco da realidade. Então quando temos a oportunidade de visitar um espaço onde as pessoas buscam uma nova forma de viver, o julgamento e as expectativas acabam sendo muito grandes e devemos todos ser cautelosos quando percebemos que estamos sendo absortos por estes dois inimigos.

Curso Online de Design de Ecovilas . Clique e saiba mais!
Curso Online de Design de Ecovilas . Clique e saiba mais!

Estamos tentando descobrir um caminho. Acho que nenhum local pode dizer que encontrou a solução para todos os problemas. Ao visitar estes espaço e pessoas que estão dedicando sua vida para esta busca, acho fundamental que o respeito venha em primeiro lugar, pois ninguém sabe como é estar do outro lado, das incertezas, inseguranças, desafios, batalhas diárias. Na sua próxima visita a uma Ecovila, lembre-se destes pontos.

 

 

Aula de Permacultura

Saiba mais sobre a Permacultura gratuitamente através desta aula com Prof. Tomaz Lotufo>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!