Faça parte da solução da crise climática e ambiental

Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda que a comunidade científica esteja ciente dos perigos da mudança climática, da degradação ambiental e do risco de desaparecimento de muitas espécies, incluindo os seres humanos, ela não tem em mãos o poder de fazer com que as nações abandonem desejos consumistas e tomem medidas radicais necessárias e urgentes para enfrentar adequadamente a crise climática mundial a qual estamos vivendo.

Hoje, estima-se que mais de dois terços do planeta estejam em processo de desertificação, enquanto a outra parte vem sendo explorada desmedidamente pela ganância que move a roda do capitalismo. A situação se torna a cada dia mais crítica à medida em que acordamos de manhã e escolhemos consumir da máquina que alimenta as indústrias que degradam o meio ambiente.

Os interesses das corporações são baseados na economia do máximo lucro a qualquer custo. Mesmo que esse custo seja a destruição do meio ambiente e a desigualdade social. O capitalismo exige que façamos do consumismo nosso estilo de vida. E é incentivado pelo alto estímulo da publicidade, que manipula o comportamento do público criando desejos artificiais. Esse sistema precisa das coisas consumidas e descartadas numa velocidade sempre crescente, que se sobrepõe à capacidade natural da Terra de repor seus recursos naturais.

O consumo consciente, é um processo sério de autoconhecimento e de busca por novas percepções.

Descobrindo novas maneiras de viver

Para conseguir sobreviver à crise mundial em que nós mesmos criamos, é necessário aprender a pensar de uma nova maneira. Os recursos do Planeta são finitos, portanto, é evidente que precisamos de um novo paradigma de vida, baseado em hábitos e valores que nos colocarão no caminho da regeneração.

Nossos hábitos de consumo impactam diretamente a natureza. Algumas mudanças nas ações diárias podem contribuir de forma significativa para a transformação que precisamos. Cada pequena ação individual pode ser transformadora quando somada ao coletivo. Não devemos esquecer que todos os seres fazem parte da mesma “teia da vida” e sendo assim, a ação de cada um influencia a vida do outro.

Além de novas estruturas sociais e econômicas, o mundo precisa de pessoas dispostas a transformar, e você pode ser uma delas. É muito importante a transição de um estilo de vida consumista para um modo de vida mais simples.

A Permacultura como uma solução possível

A Permacultura oferece diversas soluções para que comecemos a caminhar em direção à regeneração do planeta. A utilização de uma maneira sistêmica de pensar e conceber princípios éticos e de design, podem ser usadas para melhorar todos os esforços realizados no sentido de um futuro sustentável.

O Instituto Pindorama e o Blog Viver Fora do Sistema existem para trazer ferramentas necessárias para que você seja um “Agente de Transformação” e “Multiplicador da Sustentabilidade”. Faça parte de nosso programa VIVER FORA DO SISTEMA.

Descobrir novas maneiras de viver é uma forma de contribuir positivamente para uma transformação efetiva em seu estilo de vida e, consequentemente, para a transformação do mundo.