Tempo de leitura: 4 minutos
Imagine comigo: você acaba de acordar. Escuta o som dos pássaros e o balançar do vento nas árvores. A biodiversidade dá os primeiros sinais de que mais um dia lhe foi presenteado e todo seu corpo se prepara para vivê-lo. Você se encontra saudável, e seu corpo em perfeito estado de homeostase.
A homeostase, é uma condição de estabilidade para manutenção da vida. Portanto, é o equilíbrio que organismos vivos necessitam para realizar suas funções adequadamente. E para que isso aconteça, a biodiversidade contribui com uma função importante e essencial: a criação de ecossistemas perfeitos para nossa existência e de todos os outros seres vivos na Terra!
Saiba mais sobre a importância da biodiversidade
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres da Terra, o que inclui todas as plantas, animais e microrganismos. É a diversidade de vida que há em nosso planeta que possibilita nossa existência!
A interação de todos esses seres vivos criam o ecossistema perfeito para a existência de vida na Terra, fornecendo água, oxigênio e alimentos.
As árvores, por exemplo, fazem fotossíntese, mas sem os insetos, fungos e microrganismos do solo, a vida delas não seria possível, e nem a nossa. Portanto, podemos perceber a interligação entre tudo o que existe e a cooperação natural entre os seres vivos.
Nosso planeta é vivo
O Planeta Terra é um ser vivo que pratica auto regulação e homeostase. Por isso a vida é possível neste lindo planeta azul, o único, de todos já conhecidos, responsável por sustentar a biodiversidade. Sem essa interação de vidas, nada seria possível. Por isso a biodiversidade é tão importante: por que ela mantém a vida!
Estamos correndo perigo!
Muitos estudos alertam sobre o estado atual da natureza em relação à perda da biodiversidade. “O que está acontecendo agora com o Planeta está em um nível sem precedentes na história da humanidade”, diz Elizabeth Mrema, secretária executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU. “Somos a espécie mais perigosa da história”.
As ações humanas estão causando a extinção em massa de diversas espécies. Indústrias poluentes como a mineração, monocultura, indústrias de produtos químicos e agrotóxicos, indústria da carne e leite, falta de saneamento básico eficiente, entre tantos outros problemas gravíssimos do mundo moderno, estão impedindo a sobrevivência de diversas espécies.
Somos inteiramente responsáveis pela extinção dessas espécies e pela perda da biodiversidade. Nosso modelo de produção e consumo mata milhares de animais e intoxica os seres humanos com suas atividades, além da degradação do solo e perda da diversidade de plantas e florestas nativas. A perda das florestas e matas, significa também a perda da biodiversidade animal e a perda da biodiversidade do solo.
Há solução para a perda da biodiversidade?
David Homlgren, um dos criadores da Permacultura, teoriza que a grande crise que a humanidade terá de enfrentar será a crise do Solo. Portanto, devemos ficar atentos ao tipo de consumo que escolhemos, pois ele afeta diretamente a biodiversidade do planeta como um todo.
Como podemos sair da linha de frente da destruição? Primeiramente, precisamos abandonar o estilo de vida devastador que a modernidade adotou. O modelo consumista tem explorado cada vez mais os recursos naturais, em um ritmo que a natureza não consegue repor.
Muitos países estão sendo solicitados a assinar acordos para tentar reverter essa situação. Como exemplo, temos o tratado internacional firmado da “Cúpula da Terra, realizado em 1992. A intenção desse encontro era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável e um modelo de crescimento econômico menos consumista, mais adequado ao equilíbrio ecológico. Apesar de alguns poucos avanços, nenhum dos objetivos foram realmente alcançados.
De todas as falhas, a mais séria é no âmbito da educação, pois, além de medidas urgentes para combater os danos ambientais, é necessária uma educação em massa da população para se descobrir novos meios de viver. Segundo a comunidade científica, ainda não é tarde para reverter o declínio ambiental, mas é preciso muito empenho e o real comprometimento com a solução.
Conte com o Instituto Pindorama!
Nós, do Instituto Pindorama, formamos agentes multiplicadores de sustentabilidade, inserindo os princípios da Permacultura como uma das maneiras de solucionar os diversos problemas climáticos ambientais.
A Flor da Permacultura, proposta por David Holmgren, aborda temas que nos levam em direção a uma vida mais sustentável e com ética, para fazermos a diferença no planeta!
Conheça nossos cursos e vivências e faça parte dos agentes de sustentabilidade no mundo! Somos os maiores provedores de educação em Permacultura em língua portuguesa e nos empenhamos todos os dias para fazer a diferença no atual modelo social que precisa tanto de transformação. Vem com a gente, viver fora do sistema e ser um multiplicador da sustentabilidade!