Tempo de leitura: 5 minutos
Olá! Meu nome é Beto Grillo, eu sou permacultor, resido no Instituto Pindorama, na Região Serrana do Rio de janeiro. Focamos nosso trabalho na permacultura e no design para a sustentabilidade, sendo um centro de experimentação e difusão aberta e livre de novas formas de viver e produzir.
Neste texto vou apresentar onze sugestões de ações, atitudes e fazeres práticos, para você iniciar agora mesmo a sua transição para um estilo de vida mais sustentável e harmônico. Se conectando mais com a natureza e a sua própria essência.
1- Pesquise:
Escolha pra onde quer ir e comece uma pesquisa sobre o local. Conecte-se às pessoas, coletivos, movimentos e grupos locais. Interaja e comunique sua intenção de fazer parte da comunidade local e de habitar a bio região escolhida. Peça apoio e apoie desde já as iniciativas e projetos locais. Consiga o maior número possível de informações e dados sobre a cultura, economia e população do lugar. Assim você poderá ter condições de traçar uma boa estratégia para o seu projeto de vida.
2-Banco de dados:
Faça um arquivo de links e conteúdos relevantes para seu novo estilo de vida. Organize por temas e crie um banco de dados para você recorrer e obter informações úteis e práticas. Arquive na nuvem mas também em algum dispositivo que você possa acessar offline.
3- Capacite-se:
Desenvolva habilidades necessárias para o seu novo modo de viver. Aprenda Elétrica, hidráulica, noções de mecânica. Também marcenaria, panificação artesanal, fazer geleias, doces e conservas. Além de Costura, técnicas de artesanato, fazer pequenos concertos, amolar lâminas e usar ferramentas. Isto além de te dar autonomia também pode gerar de imediato algum rendimento financeiro.
4-Alimentação Saudável:
Pratique novos hábitos alimentares mais conscientes, diminua sua dependência de alimentos industrializados. Aprenda e pratique novas receitas, reaproveite alimentos e faça uso integral dos mesmos.
5- Condicionamento físico:
Crie condicionamento físico, uma vida mais ativa, junto da natureza e ao ar-livre requer um corpo menos sedentário. Alongue-se, faça yoga, Tai Chi Chuan e qualquer outra prática que possa fazer agora mesmo aonde você está. Pratique exercícios respiratórios para ampliar sua capacidade aeróbica. Regule seu sono, durma cedo e acorde cedo para criar o hábito de aproveitar o dia.
6- Cuide-se:
Aprenda a cuidar da sua saúde, Crie hábitos de saúde preventiva, diminuindo assim sua necessidade de atendimentos médico/hospitalares. Faça um curso online de primeiros socorros e organize um kit de emergência. Estude e pesquise sobre ervas medicinais, tinturas, unguentos e tratamentos naturais complementares. Faça isso com cuidado e responsabilidade.
7- Detox:
Desintoxique-se! Livre-se dos vícios e diminua suas dependências de substâncias e hábitos urbanos. Refrigerantes, cafeína, cigarros, Álcool, drogas de um modo geral, tecnologias, etc. Estar dependente destas e outras pode dificultar sua permanência em um lugar afastado, ou mesmo te colocar em uma situação de obrigatoriedade de deslocamento para locais mais urbanizados para adquirir e acessar estas coisas.
8- Espiritualidade:
Cultive alguma prática que ajude com suas emoções. Desenvolva hábitos e práticas espirituais. Entenda, espiritualidade nada tem à ver com religiões ou crenças.
9- Desapegue:
faça uma triagem de seus pertences. Avalie o que realmente você vai precisar no novo estilo de vida que quer ter. Separe em três categorias: Uma categoria para doação, aquilo que não quer mais e pode ser útil para alguém ou alguma instituição. Outra categoria pode ser coisas que não vai precisar e pode vender para conseguir algum recurso para formar um pequeno fundo financeiro para começar sua sua nova fase de vida. A terceira e óbvia categoria é a das coisas que vai levar com você. É importante ressaltar que a pesquisa feita no item número um desta lista vai te auxiliar muito nessas decisões.
10-Recicle e Cultive:
Cuide do seu resíduo. Crie o hábito de separar seu lixo, mesmo que onde você esteja agora não haja coleta seletiva. Lave e limpe o que vai ser descartado, reaproveite embalagens, potes e outros. Separe e reutilize sacolas e papéis. Faça uma composteira! Existem inúmeros modelos simples e funcionais para pequenos espaços e centros urbanos, muitos tutoriais disponíveis na internet. Praticar esse cuidado com o resíduo será fundamental pro seu novo viver.
Plante, cuide, regue. Pode ser uma raiz de cebolinha comprada do mercado, um galho de manjericão, ou mesmo as plantas do jardim de seu condomínio ou da jardineira da sua janela. Crie relações com a Terra.
11- Registre:
Faça um diário para registrar e anotar cada passo e conquista rumo ao seu sonho. Esse diário também vai servir como memória para recordar informações e dados importantes de sua jornada.
Bom, espero que agora você comece sua aventura. A decisão é sua, entre continuar vivendo uma vida desmotivada ou realmente caminhar rumo a um novo estilo de vida. Nada deve ser um obstáculo que impeça sua realização. Entenda cada dificuldade como um desafio, como algo que deva ser superado, com inteligência e criatividade. Conte depois pra gente como tem sido esse novo momento.
Essa foram dicas simples, porém eficientes para que sua transição comece agora mesmo. Mudar de vida é uma decisão importante e requer compromisso e disciplina com suas escolhas. Começar pequeno, um passo de cada vez. Fazendo o melhor que pode, com aquilo que tem no lugar aonde está. Iniciar de modo gradual e contínuo suas mudanças é garantia de sucesso na sua jornada. Boa sorte!