Por que consumir alimentos orgânicos? Conheça 7 motivos incríveis!

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que os alimentos orgânicos são de grande importância quando o assunto é alimentação saudável? Eles reúnem uma série de benefícios e agem no organismo promovendo a saúde e prevenindo doenças de maneira eficaz. No entanto, nós sabemos que muitas são as dúvidas sobre o por que consumir alimentos orgânicos.


WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn

cesta-de-alimentos-organicos

E foi com o objetivo de melhor esclarecer sobre o assunto que escrevemos este post, com todas as informações validadas pela Geórgia Amorim Martins, nutricionista da Unimed Fortaleza.

7 motivos para consumir alimentos orgânicos

1. Podem evitar problemas de saúde

Já que não possuem substâncias fortes, que são prejudiciais à saúde. Os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, até problemas mais sérios.

2. São mais nutritivos e saborosos

Os solos em que são produzidos são ricos e balanceados com adubos naturais com maior valor nutricional, e por ser uma produção sem fertilizantes, o sabor não é alterado.

4. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação

Este Selo é fornecido por associações que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a produção à comercialização. Desta forma, fica garantido ao consumidor que o produto é isento de qualquer resíduo tóxico.

5. Mantém a qualidade da água

Uma vez que não há uso de produtos químicos. Os agrotóxicos, por exemplo, quando utilizados nas plantações, atravessam o solo, alcançam os lençóis d?água e poluem lagos e rios.

6. Evita contaminação química em gerações futuras

O uso de fertilizantes na produção dos alimentos atinge o solo, o ar, a água, as pessoas e os animais. Já a produção de alimentos orgânicos preserva tais recursos naturais por não haver produtos químicos.

7. Melhoria da vida no campo

A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.

Texto retirado do site da UNIMED Fortaleza, clique aqui pra visualizar.

Nos dias 25 e 26 de Abril acontecerá, na sede do Instituto Pindorama, em Nova Friburgo/RJ, o curso Curso Processamento de Alimentos (Molhos, Geleias e Conservas).

Aprenda métodos simples para iniciar sua produção de molhos, geleias e conservas vegetais para hobby ou para iniciar seu negócio!

Neste curso a Engenheira de Alimentos Thais Canan ensinará todos os procedimentos para iniciar sua produção de molhos, conservas e geleias. O curso tem o objetivo de auxiliar tanto aquelas pessoas que desejam fazer pequenas produções para evitar desperdícios com as produções de seus sítios ou árvores frutíferas, até pessoas que possuem um interesse comercial em preparar estes produtos para venda.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!