Florestas, a riqueza que o Brasil está queimando

Tempo de leitura: 6 minutos

Florestas, são organismos que desenvolveram – se ao longo de milhares de anos para chegar a um equilíbrio perfeito, com complexidade muito além dos limites do entendimento humano. Desde as menores espécies até as árvores milenares, que podem chegar a 60 metros no Brasil, tudo está ligado, como uma magnífica orquestra.

Entre as capacidades extraordinárias que foram conferidas a esse sistema está a de regular o ciclo das águas, conservar o solo, resfriar e regular o oxigênio do ar, prevenir desabamentos e catástrofes climáticas, prover alimentos, remédios e manter a biodiversidade de plantas e animais. Razões que o tornam fonte inestimável de riqueza e segurança para a humanidade e o planeta.

Benefícios da floresta para a vida humana

Este é um título com uma visão antropocentrista e um pouco arrogante do mundo, afinal, existem milhões de espécies e a floresta tem um propósito muito maior do que beneficiar uma delas. Minha intenção, é mostrar a dependência que o homem tem das florestas. 

O mero contato com florestas pode ajudar a reduzir doenças:

O Japão está dando às florestas status de centros de tratamento desde que cientistas publicaram um estudo concluindo que passar um tempo na natureza, diminui o stress, a pressão arterial e pode prevenir diversas doenças.

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/10/cientistas-japoneses-afirmam-que-banho-de-floresta-combate-doencas.html

Florestas podem prover alimentos extremamente nutritivos:

O resultado de um plantio feito de forma harmônica com a natureza será um alimento muito superior em nutrientes, ao gerado pelas monoculturas do agrotóxico, ligados a diversas doenças, especialmente ao câncer.  Um belo exemplo é o caso de Ernest Gotsch que conseguiu transformar uma área pobre e desmatada em uma maravilhosa e produtiva agrofloresta.

Ernest Gostch uma vida pela floresta

Controle do Ciclo Hidrológico:

Florestas estão intimamente ligadas as chuvas e por essa razão desequilíbrios florestais podem ocasionar secas e enchentes.

Ao resfriar o ambiente, as florestas permitem que nuvens menores passem por um local o que torna possível as chuvas de menor intensidade. Essas chuvas recarregam as nascentes dos rios e quando frequentes tornam os solos mais aglutinados evitando deslizamentos.

O desmatamento, por sua vez, cria ilhas de calor impedindo as chuvas finas e aumenta o escoamento hídrico superficial. Dessa forma, reduz a infiltração da água no solo, o tornando vulnerável.

Para entender de forma esquemática essa relação, recomendo essa cartilha da Árvores Brasil: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=aguas_florestas_relacao

Florestas podem ter impacto nas águas mesmo a muitos quilômetros de distância. A Amazônia, por exemplo, é tão grande que gera um fenômeno que os estudiosos conhecem como rios voadores, levando imensas quantidades de água para outras regiões do continente.

http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/

Remédios:

Se a alimentação e o contato com as florestas podem prevenir a maioria das doenças, a pesquisa do que existe nela pode apontar a cura. Os remédios sintetizados devem ter seu descobrimento em algum corpo biológico.

A chance de encontrar um reagente a alguma doença será maior em ambientes com milhões de espécies de animais e plantas dividindo o mesmo espaço, como ocorre com as florestas. A verdade é que conhecemos muito pouco de nossas florestas e mesmo assim sabemos que existem milhares de plantas medicinais ainda não registradas nelas.

Por essas razões não restam duvidas que florestas são uma grande riqueza para qualquer povo abençoado em te – las por perto. E entre todos os países, nenhum recebeu tantas riquezas quanto o Brasil. Nossas florestas são imensas e registram o maior número de espécies animais e vegetais por metro quadrado no mundo.

Os desmatamentos e queimadas para abrir novas frentes agrícolas, são resultantes, sobretudo, de uma enorme ignorância. Qualquer pessoa preserva seus bens de valor. Diferente do ouro,  os recursos florestais são bens renováveis, os lucros propiciados por estes recursos, quando bem manejados, podem ser inesgotáveis. (…) vale ressaltar que vários estudiosos, já demonstraram, por diversas teorias que, os lucros obtidos através de uma exploração racional, são mais compensatórios, principalmente a médio e longo prazo

Glauber Pinheiro,  O uso múltiplo e racional das florestas tropicais.

Como reduzir nosso impacto nas florestas?

Floresta tropical


Por mais complexas, majestosas e incríveis que as florestas sejam, elas são indefesas frente a ação humana. Há uma gigantesca pressão do mercado pela produção massiva e exploração de terras que ignora completamente o meio ambiente. É um paradoxo, pois a população que anseia por consumir desenfreadamente, será afetada pelas catástrofes, doenças e males que essa destruição causará.

O governo precisa mudar. Precisamos eleger governantes que tenha sensibilidade e honestidade suficientes para proteger nossa floresta do mercado, ao invés de associar – se ao mercado para vende – la.

Igualmente cada um de nós precisa mudar. Progressivamente se desligar de um sistema baseado em consumo, migrar para uma vida mais simples em harmônia com o meio ambiente e que o preserve como prevê nossa constituição.

 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Constituição Federal de 1988 no art. 225

Alguma atitudes que você pode tomar para diminuir o impacto no meio ambiente.

  • Cobre do seu governo a criação de parques e unidades de preservação, fiscalize e denuncie ao INEA e ao Ministério Público a invasão de áreas de proteção permanente ( lembre – se que todos os rios tem no mínimo 30 metros de margem protegidas dessa forma) e cortes de árvores sem autorização.
  • Apoie Instituições que defendem o meio ambiente
  • Apoie candidatos que tenham histórico na defesa do meio ambiente e que tenham isso como prioridade.
  • Troque produtos descartáveis por produtos reutilizáveis, por exemplo sacolas e copos.
  • Participe de grupos de reciclagem.
  • Tenha uma composteira
  • Prefira produtos sem agrotóxicos pois o Brasil é o maior utilizador desses venenos no mundo e eles contaminam a água e o solo, muitas vezes por quilômetros matando animais e causando malefícios aos humanos.
  • Plante, na sua casa, no seu apartamento, no seu terreno, na rua, onde você puder.
  • Reduza a quantidade de carne que você consome. A produção de carne consome muitos recursos ambientais e a maior parte das florestas desmatadas foram utilizadas para gado. 
  • Utilize energia solar. 

Quer saber mais?

Aconteceu na floresta

Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=CCk4AaSqi40

Esse documentário maravilhoso mostra como as florestas se formam ao longo de milhares de anos, as comunicações secretas das árvores e a resistência silenciosa à ação humana.

O que são unidades de conservação: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/

O que é uma APP: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27468-o-que-e-uma-area-de-preservacao-permanente/

O que é o código florestal: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28574-o-que-e-o-codigo-florestal/

Sobre o desmatamento na Amazônia:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/01/desmatamento-na-floresta-amazonica-cresceu-30-em-2016.html

Dados sobre o desmatamento da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4344