Salpicão vegan e Inhame palha

Tempo de leitura: 2 minutos

Oi 🙂 Meu nome é Laura Toledo e sou colaboradora do Instituto Pindorama há 3 meses. Acredito que, para um mundo melhor, precisamos cuidar tanto do externo quanto do interno. Por isso estou aqui:  mergulhada na permacultura, na sustentabilidade, em todas as formas alternativas de se viver e de tornar esse mundão um pouco melhor para as próximas gerações. Sou vegetariana há 2 anos e quando conheci esse universo me deparei com uma vontade enorme de explorar cada vez mais o vegetarianismo/veganismo e de passar todo meu conhecimento para frente. Tenho um Instagram chamado @pratoveggie onde posto muitas das minhas criações, receitas, dicas e aventuras por este mundo. E agora estou aqui escrevendo esta coluna para que vocês descubram – assim como eu descobri – que existem muitas opções para substituir a carne de uma forma muito mais saudável, prática e leve.

Desde que parei de comer carne comecei a pensar em alternativas que pudessem sair do “arroz-e-feijão” de cada dia. E esta será a primeira de muitas receitas que postarei por aqui. 🙂 Gratidão!

Salpicão de tofu defumado com maionese vegan e inhame palha

Para o molho:

1x de castanha de caju crua e sem sal (demolhada por 1 noite/8 horas)

2cs de mostarda djon

Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Para o salpicão

2 cenouras pequenas orgânicas

1 pedaço de aipo cortado em quadradinhos

1/2 maçã em quadradinhos

1 milho cozido

1/2 cebola roxa picadinha

Um punhado de passas pretas

1/2 tofu defumado ralado

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes do molho em um liquidificador potente (se tiver dificuldades de bater, pode colocar um pouco de água, mas cuidado para não ficar aguado demais, vá colocando aos poucos)

Misturar todos os ingredientes do salpicão em um bowl, juntar o molho, acertar o sal e cobrir com um fio de azeite.

Para o inhame:

Ralar 1 inhame médio em um mandolin (ou cortar bem fininho com uma faca afiada) e fritar no óleo de coco (ou assar no forno, mas é preciso ter muito cuidado com o tempo. De cru para queimado é um pulo! rs)

Qualquer dúvida escrevam pra mim nos comentários 🙂 

 

Cadastre para receber outras receitas veganas

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente novas receitas em seu e-mail.>