Você sabe quais são os nomes e a casa das 100 principais pessoas que matam o planeta ?

Tempo de leitura: 2 minutos

“A terra não está morrendo, está sendo morta, e aqueles que a estão matando têm nomes e endereços.” – Utah Phillips

Apenas 100 empresas são responsáveis ​​por mais de 70% das emissões mundiais de gases de efeito estufa desde 1988. Os caras que administram essas empresas – na maioria homens – ficaram ricos nas costas de literalmente toda a vida na Terra, já que o seu modelo de negócios é baseado na destruição do único lar que a humanidade já conheceu. Enquanto isso, nós direcionamos a nossa indignação com nossos vizinhos, amigos e familiares por usar canudos de plástico ou não reciclar o lixo…

Se há alguém que merece a indignação de todos os 7,5 bilhões de habitantes do “Planeta Azul”, são essas 100 empresas que combinadas, controlam a maioria dos direitos minerais do mundo: o “direito” de explorar o restante petróleo, gás e carvão não extraído.

É necessário que essas empresas saibam que nós não as deixaremos em paz até que elas concordem em pensar no planeta antes de pensar no lucro.

Houston – a maior cidade do Texas – lidera a lista e é o lar de sete dos 100 principais assassinos ecocidas do planeta, seguida por Jacarta, Calgary, Moscou e Pequim. A pessoa mais rica da lista é o magnata do petróleo russo Vagit Alekperov, que atualmente vale 20,7 bilhões de dólares.

O mapa abaixo está na forma de um cartograma que representa o tamanho dos países por suas emissões cumulativas de dióxido de carbono desde a industrialização. Esse mapa é uma resposta ao mito generalizado de que podemos parar as mudanças climáticas se apenas modificarmos nosso comportamento pessoal e comprarmos mais produtos ecológicos.

A verdade é que independentemente de separarmos ou não o nosso lixo, essas empresas continuarão destruindo o planeta, a menos que as paremos.

Os principais tomadores de decisão dessas empresas têm o privilégio de um relativo anonimato, mas seria certo isso? Essas pessoas devem sentir a mesma responsabilidade pessoal por salvar o planeta que todos sentimos.

Names and Locations North America.png
Acima dos 32 norte-americanos que matam o planeta

Names and Locations Europe.png
Acima os 18 europeus principais que matam o planeta


E aí, de qual lado você está?

Fonte: Jordan Engel / decolonialatlas.wordpress.com / Jun 13, 2019